O poderoso Gavião-real

A harpia (Harpia harpyja), também chamada gavião-real, gavião-de-penacho, uiruuetê, uiraçu, uraçu, cutucurim e uiraçu-verdadeiro, é a mais pesada e uma das maiores aves de rapina do mundo, com envergadura de 2,5 metros e podendo pesar até 10 quilos.


Seu habitat principal são as florestas tropicais e a espécie se dispersa geograficamente do México à Bolívia, na Argentina e em grande parte do Brasil, notadamente no Amazonas, vivendo em árvores altas, dentro de vasta mata, onde constrói seus ninhos.


As harpias, como as águias em geral, são monogâmicas, unindo-se por toda a vida. Elas fazem ninhos em árvores muito altas de até 40 metros de altura. O casal dá uma cria a cada dois ou três anos. As fêmeas depositam um ovo ou dois, mas, caso ambos os ovos sejam incubados com sucesso, em condições naturais somente o primogênito sobrevive, já que o filhote maior invariavelmente matará o menor.


Sua alimentação é composta de animais de porte médio, como aves, macacos, preguiças até macacos maiores, como o bugio. Elas caçam pelo menos 19 espécies de animais, 16 das quais arborícolas.




Fonte: Wikipédia.

Comentários